Conheça um pouco da nossa História com o Salto

Em 1983, aos 9 anos, comecei a trabalhar com o meu pai, Paulo Barbosa, na antiga fábrica de Saltos chamada Tec-Salt (fundada em 1980), da qual ele era sócio junto com seus dois irmãos Tarcísio Barbosa e Mauro Barbosa.

A Tec-Salt foi a pioneira na fabricação de Saltos Plásticos na Região Centro Oeste do Brasil. Naquela época, os Saltos eram fabricados 100% de material reciclado, como telefones estragados, pedaços de eletrodomésticos, copos descartáveis, peças de carro, carretéis de filmes fotográficos, mangueiras, entre outros.

Todo o material passava por um processo especial dentro da fábrica antes de ser transformado em Saltos, envolvendo triagem, limpeza, corte, moagem, desumidificação e, só então, eram encaminhados para a produção dos Saltos. Era um trabalho manual e bastante trabalhoso.

Naquela época, havia escassez de fornecedores de matéria-prima virgem, então tínhamos que produzir nossas próprias matérias-primas. Recebíamos diariamente catadores de materiais recicláveis que coletavam copos plásticos descartados em festas e estádios de futebol, como no Estádio Serra Dourada. Toneladas de copos eram vendidas para nossa fábrica, que os transformava em Saltos.

Uma curiosidade interessante aconteceu com os copos descartáveis. Alguém chamou a Vigilância Sanitária alegando que estávamos reciclando os copos para reutilizá-los novamente, o que não era verdade. Os agentes da Vigilância Sanitária visitaram a fábrica e ficaram maravilhados ao descobrir que estávamos contribuindo com o meio ambiente, transformando os copos descartáveis em Saltos de sapato e evitando a poluição por toneladas de plástico.

Hoje, continuamos esse trabalho por meio da Solart, fundada em 1999 pelo meu pai Paulo e com a minha entrada como sócio. A maior parte dos materiais que usamos atualmente é virgem, mas alguns produtos, como as Meias Patas, ainda utilizam 70% de materiais reciclados para garantir sua expansão, leveza e facilidade de colagem.

A Solart foi fundada em 1999, mas tem uma história de fabricação de Saltos plásticos desde 1980. Meu pai Paulo e meus tios Tarcísio e Mauro iniciaram essa jornada produzindo Saltos de madeira na Carpintaria Barbosa, fundada por eles em 1970. Eles atenderam o primeiro pedido de Saltos de um cliente goiano de sobrenome Machado. A história continuou até os dias atuais, atendendo clientes em todo o Brasil.

Nas próximas postagens, compartilharei mais histórias sobre o início da fabricação de Saltos em nossa região até os dias de hoje. Espero que você aprecie essas histórias e que possamos contribuir para o seu conhecimento nessa área de criação de uma das mais belas obras de arte, o sapato!

Desejamos bênçãos em seus empreendimentos e que você prospere cada vez mais, em nome de Jesus!

Reginaldo Barbosa

Diretor da Solart
Componentes que se Encaixam

New layer...